Constipação Pós-parto: Sintomas, Causas E Tratamento



Uma radiografia pode mostrar onde as fezes estão presentes no cólon e se o cólon está bloqueado. Testes de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser necessários para diagnosticar condições que podem estar causando constipação. Ela conta que a dor começou no dia seguinte à cesariana e não foi aliviada com táticas como medicação para gases e hidratação extra. As enfermeiras do hospital recomendaram movimento, porém, e essa foi a resposta para Fletcher. Se você teve lacrimejamento vaginal ou retal após o parto ou se fez uma episiotomia, pode sentir medo de evacuar, o que pode causar prisão de ventre, gases e distensão abdominal. Mesmo que você tenha tempo para planejar a recuperação da cesariana com antecedência, alguns aspectos da sua recuperação ainda podem pegá-la desprevenida. Não tenha medo de pedir ajuda e apoio ao seu médico, família, amigos e vizinhos.



Além disso, após a cirurgia, seu médico espera novamente o retorno do som intestinal (ah, quero dizer, evacuação) e, durante esse período, que pode durar entre horas e dias, você não deve ingerir nenhum alimento ou água. Você pode pedir ao seu médico um encaminhamento para um fisioterapeuta especializado em saúde do assoalho pélvico ou encontrar um por conta própria na American Physical Therapy Association. Um fisioterapeuta fará uma avaliação dos ossos, músculos e nervos pélvicos e, em seguida, ensinará exercícios que podem ajudar a facilitar a evacuação. “Por causa da dor, as novas mamães podem temer que o esforço envolvido na evacuação interrompa o processo de cicatrização, o que pode fazer com que evitem totalmente a evacuação. Durante esta consulta, o seu médico verificará o seu humor e bem-estar emocional, discutirá a contracepção e o momento de futuras gestações e revisará as informações sobre cuidados e alimentação do bebê.

Seis Semanas A Oito Semanas Após Uma Cesariana



Seu médico também falará sobre seus hábitos de sono e problemas relacionados à fadiga, além de fazer um exame físico. Isso pode incluir verificar seu abdômen, vagina, colo do útero e útero para ter certeza de que está se recuperando bem. Em alguns casos, você pode fazer o check-up mais cedo para que seu médico possa examinar sua incisão cesariana. Aproveite esta visita para tirar dúvidas sobre sua recuperação e como cuidar de seu bebê.



Uma dieta que inclua muita água e fibras deve ajudar a aliviar a constipação após uma cesariana. Evite alimentos refinados e altamente processados ​​porque carecem de nutrientes e fibras.

Constipação Pós-parto



Os sintomas de obstrução intestinal incluem fortes dores de gases, prisão de ventre, vômitos, inchaço abdominal e incapacidade de expelir gases. Definitivamente, você deve consultar um médico se tiver esses sintomas, ela alerta. Provavelmente, o principal contribuinte para gases e inchaço pós-parto é a constipação, que é comum após partos vaginais e cesáreos. A constipação pode causar esses sintomas porque, quando os intestinos não se movem, as bactérias se acumulam no trato digestivo, resultando em gases e inchaço. Após o parto, seu corpo passa por muitas mudanças físicas e hormonais que podem contribuir para gases e inchaço pós-parto.

  • Não beber muita água e outros líquidos ao longo do dia pode levar à desidratação.
  • A constipação crônica após o parto pode ser o resultado dos níveis elevados restantes do hormônio progesterona em seu corpo, produzidos durante a gravidez.
  • Isso foi fundamental para Samantha Angoletta, mãe de quatro filhos que sentiu gases intensos e inchaço após o parto.
  • Se você está planejando um parto cesáreo ou deseja estar preparado caso precise fazer uma cesariana, pode ter dúvidas sobre o processo de recuperação.
  • Se os suplementos de fibra não estiverem funcionando para você, você pode tentar um laxante suave, que atrai líquido extra para o intestino.


A constipação pós-parto é comum e pode causar desconforto e dor alguns dias após o parto. O problema tem várias causas possíveis, incluindo novos horários de sono, desidratação, menos movimento geral e uso de analgésicos. Existem algumas opções de tratamento para a constipação pós-parto que podem ajudar, como aumentar a quantidade de água que você bebe, tomar laxantes e incluir mais alimentos ricos em fibras em sua dieta. Você finalmente deu à luz e, além da emoção de conhecer seu bebê, é bom se sentir um pouco mais leve e aliviar as dores do final da gravidez.

Trabalho De Parto E Parto, Cuidados Pós-parto



E embora o vínculo com seu bebê seja essencial, ficar de pé e se movimentar também o é. A constipação pós-parto provavelmente aparecerá nos primeiros dias após o parto. A duração depende de vários fatores, incluindo o tratamento e o plano de cuidados em casa, mas muitas parturientes podem lidar com sintomas de prisão de ventre por três a seis meses após o parto. Se você está planejando um parto cesáreo ou deseja estar preparado caso precise fazer uma cesariana, pode ter dúvidas sobre o processo de recuperação. Entenda como cuidar de você e de seu bebê durante a recuperação da cesariana. Não beber muita água e outros líquidos ao longo do dia pode levar à desidratação.

  • Você obtém fibra solúvel de frutas frescas e vegetais, junto com grãos integrais, como macarrão e pão integral.
  • Mesmo que você tenha tempo para planejar a recuperação da cesariana com antecedência, alguns aspectos da sua recuperação ainda podem pegá-la desprevenida.
  • Além do mais, os comprimidos de ferro que você tomava fielmente também podem estar contribuindo para a sua constipação.
  • Ou você pode precisar de suplementos de ferro porque fica ligeiramente anêmico depois de ter seu bebê.
  • Dependendo dos seus sintomas, o seu profissional de saúde pode solicitar imagens de raios-X.


Não só isso, mas seus níveis de atividade mudam, sua dieta pode mudar e você pode estar tomando certos medicamentos e suplementos que podem mudar o funcionamento de seus intestinos. Amolecedores de fezes são outra consideração importante após a cesariana. A constipação pós-parto é comum, mas pode ser ainda pior com um parto cesáreo e analgésicos narcóticos, que podem retardar a digestão. Amolecedores de fezes são comumente oferecidos no hospital após o parto e são recomendados no início do período de recuperação pós-parto em casa. A amamentação pode, na verdade, ser a culpada sorrateira da constipação pós-parto. Quando você está amamentando, parte da água que normalmente iria direto para o cólon – para ajudar a comida a se manter em movimento – é usada para a produção de leite.

O Que Você Pode Fazer Para Aliviar A Constipação Pós-parto?



Os dermatologistas recomendam o uso de vaselina na incisão para mantê-la úmida e prevenir coceira. Muitas pessoas param de tomar os analgésicos pós-operatórios muito cedo ou não os tomam no horário recomendado, o que pode causar dores desnecessárias. Seu médico pode recomendar o controle da dor 24 horas por dia após a cesariana, pelo menos nos primeiros dias, portanto, tome seus analgésicos conforme prescrito e certifique-se de tomá-los antes que a dor piore.

  • Evite laxantes estimulantes que contenham sene ou cáscara, pois eles podem se tornar ineficazes com o tempo e, novamente, consulte primeiro seu médico.
  • Embora a maioria das novas mães possa voltar para casa em um a quatro dias, a recuperação geralmente é mais difícil do que após um parto vaginal.
  • Portanto, após a cirurgia, você precisará de analgésicos para se sentir calmo durante a recuperação.
  • Ela conta que a dor começou no dia seguinte à cesariana e não foi aliviada com táticas como medicação para gases e hidratação extra.

Giacomo